Padd Solutions

Converted by Falcon Hive



O Curso de Extensão "Comunicação Publicitária e Mercado" tem amanhã, sexta-feira, dia 27, o último painel, que discutirá o tema Mídia e Poder: reflexões sobre Propaganda Governamental e Partidária.


Os palestrantes serão os publicitários Cleo Silva, vice-presidente da SLA Propaganda e Carlos Sarno, sócio-diretor da Engenhonovo e o professor Eduardo Camilo, da Universidade de Beira Interior (Portugal).


Cleo Silva é paulista, graduada em Comunicação Social pela FAAP e passou por agências paulistas e baianas até fundar a SLA, em 1992. Foi presidente da ABAP -BA e tem forte atuação junto a entidades representativas do mercado, a nível nacional.
Com ampla experiência no atendimento de contas governamentais e participação em campanhas de marketing político, Cleo trará ao painel um caso de desenvolmimento de marca de produto de um de seus clientes da área pública, o Banco do Nordeste do Brasil - BNB.


Carlos Sarno é bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Comunicação para o Mercado pela Unifacs e especialização em Criação Publicitária (Búfalo – EUA).
Publicitário do Ano e presidente do Clube de Criação da Bahia por vários anos. Dirigiu a área de Planejamento das emissoras públicas de TV e Rádio do Governo da Bahia – o Irdeb.
Foi presidente do Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia, além de lecionar, por mais de 3 anos, a matéria Criação na Universidade Católica do Salvador – UCSal.
Em 2007, foi eleito pela ABMP (Associação Baiana do Mercado Publicitário), o profissional de marketing político/institucional do ano.
Participou de campanhas eleitorais para diversos candidatos ao Governo da Bahia e de outros estados, ao Senado e administrações municipais.
No painel desta sexta Sarno falará da evolução do Marketing Político e das perspectivas estratégicas da Comunicação nas próximas campanhas eleitorais.

O professor Eduardo Camilo fecha o painel Mídia e Poder, tratando das bases estratégicas e conceituais da relação do poder público com a Comunicação.
Imperdível.
No curso "A Publicidade na Comunicação e Cultura Contemporâneas", promovido pelo NEPP na FACOM/UFBA, o professor-visitante Eduardo Camilo, da Universidade da Beira Interior(Portugal) abordou algumas temáticas importantes que traremos aqui em pequenos vídeos editados.
No primeiro, ele explica as principais estratégias de diferenciação entre a publicidade comercial e a publicidade para causas cívicas (ou públicas).


A Publicidade na Comunicação e Cultura Contemporâneas 1 from Tereza Barretto on Vimeo.

Começa hoje, na Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina), o Seminário “A Publicidade na Comunicação e Cultura Contemporâneas: Especificidades estruturais e operativas da publicidade no âmbito das campanhas de sensibilização e desenvolvimento”.
O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Publicidade e Propaganda (NEPP), que traz o Professor Dr. Eduardo Camilo, pesquisador da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (Portugal) para palestrar sobre:
  • 24/11 – Especificidades estruturais da publicidade nas campanhas de sensibilização e prevenção: influência ou argumentação?
  • 25/11 – Discursos e abordagens criativas da publicidade nas campanhas de sensibilização e prevenção. Sedução ou ameaça? Duas dicotomias fundamentais.
  • 26/11 – As novas tendências da publicidade e seus efeitos nas campanhas de sensibilização e prevenção: os desafios impostos pelo branding.
O seminário, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro, das 14 às 17h no auditório da FACOM-UFBA.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, antes do início da palestra. Para maiores informações, mande um e-mail para: nepp.ufba@gmail.com.

O Curso de Extensão Comunicação Publicitária e Mercado prossegue amanhã, das 9h às 12h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, no Campus de Ondina. O tema central do Painel desta sexta é: Ética na Propaganda: Legislação, Autorregulamentação e "limitação criativa".
Fernando Carvalho, presidente da agência de publicidade Morya trará suas impressões e depoimento de 35 anos de experiência profissional como publicitário à frente da então agência Publivendas, atuando em diversos segmentos como: varejo de grande porte, imobiliário, serviços e Governo.
Foi fundador e primeiro presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia e diretor da ABAP Nacional, especificamente da Região Norte/Nordeste. Uma bagagem de muita história.
E a Ideia Criativa? Será que os criativos andam "engessados" pela discussão ética e pelas frequentes sanções do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) ao conteúdo das campanhas e peças da Propaganda brasileira?
Antonio Miranda, que também estará presente ao evento acredita que não é esta a questão. Também experiente e premiado publicitário, ex-sócio da agência Artecapital, de Feira de Santana, Miranda vai expor o seu ponto de vista em relação à "limitação criativa" na Publicidade atual.
Já a publicitária Laura Gurgel, coolhunter da Agência Única vai falar sobre o Conar e dizer como a Criação deve pensar, estrategicamente, para ser cada dia mais assertiva, dando exemplos de como a criatividade dos publicitários brasileiros não tem limites. " E é bom que não tenha mesmo", completa Laura.
O Curso de Extensão é gratuito e aberto a todos que queiram participar. Inscrições na entrada.

As inscrições para o Seminário “A PUBLICIDADE NA COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEAS: Especificidades estruturais e operativas da publicidade no âmbito das campanhas de sensibilização e desenvolvimento” foram prorrogadas até o dia 20 de novembro.
O Seminário acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro, das 14 às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, Campus Universitário de Ondina e será ministrado pelo Professor Dr. Eduardo J. M. Camilo, docente pesquisador da Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
Os temas de cada conferência serão:
24/11 – Especificidades estruturais da publicidade nas campanhas de sensibilização e prevenção: influência ou argumentação?
25/11 – Discursos e abordagens criativas da publicidade nas campanhas de sensibilização e prevenção. Sedução ou ameaça? Duas dicotomias fundamentais.
26/11 – As novas tendências da publicidade e seus efeitos nas campanhas de sensibilização e prevenção: os desafios impostos pelo branding.
Os interessados devem dirigir-se ao NICOM (nicom@ufba.br / 3283-6182), das 8h às 12h. Endereço: Faculdade de Comunicação, Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina, UFBA.
Para maiores informações: nepp.ufba@gmail.com.

E o Curso de Extensão "Comunicação Publicitária e Mercado" continua a todo vapor. No painel da próxima sexta-feira, 13/11, a discussão será sobre Mídia e Pesquisa: incorporação e integração de novas ferramentas comunicacionais - o consumidor nos mercados de massa ou de nichos.

Os convidados serão Paulo Petitinga, diretor de Planejamento da SLA e Wagner Fontoura, estrategista em Mídias Sociais da Riot, de São Paulo.

Petitinga já foi redator, atendimento e planejamento de agências de comunicação em Salvador, Porto Alegre e Recife. Isso depois de deixar o curso de economia para ser cineasta.
Trabalhou com grandes clientes de varejo e de Governo e pretende, no Curso de Extensão analisar "Como as as novas tecnologias (entre as quais Internet e Mobile) devem mudar o paradigma da pesquisa mercadológica". Capilaridade, dinamismo, especificidade e baixo custo como prerrogativas de mais e melhor uso da pesquisa.
Portanto, maior assertividade nos resultados, com as marcas mais próximas do consumidor.
Wagner Fontoura, além de expert em Mídias Sociais da Riot, agência e produtora de publicidade focada no assunto, pioneira e líder de mercado no Brasil e parte da América Latina, é editor dos blogs Boombust, Hitech Live e Nossa Via que, juntos, recebem mais de meio milhão de unique visitors por mês.

No painel de sexta ele apresentará o tema "Comunicação 2.0 - como as marcas se relacionam com as novas mídias e vice-versa", além de cases de ações em mídias sociais para Nokia, Microsoft, Editoras Globo e Abril.

As inscrições são abertas ao público e gratuitas. Podem ser feitas no Nicom, na Faculdade de Comunicação da UFBA, das 8h às 12h. Para receber certificado é preciso apresentar R.G. e CPF e não faltar a nenhum dos próximos painéis.
Vamos lá!

O primeiro painel do Curso de Extensão "Comunicação Publicitária e Mercado" aconteceu na sexta-feira no auditório da Faculdade de Comunicação, em clima de total descontração.
Os convidados Bruno Cartaxo (Ideia 3), Lucas Peixoto (Engenhonovo) e Faustão (Objectiva) trataram do tema Criação Publicitária dando dicas importantes para quem quer trilhar este caminho no mercado da propaganda baiana.
Contaram suas experiências, discutiram a criatividade de resultados e mostraram peças referenciais para a publicidade local, nacional e mundial.
O evento teve cobertura em tempo real pelo Twitter. Para saber um pouco mais do que aconteceu, veja um trecho em vídeo captado por Marcel Ayres da informal apresentação do multimídia Faustão sobre Criação para Rádio:


Os palestrantes foram convidados pela Profa. Annamaria Palacios, coordenadora do NEPP, para participarem das próximas reuniões do grupo de pesquisa e, assim, estreitarem ainda mais a relação do mercado publicitário com o ambiente acadêmico.
O Curso de Extensão, aberto e com inscrições gratuitas acontece todas as sextas-feiras de novembro, das 9h às 12h, no auditório da FACOM/UFBA, no Campus de Ondina.
Para receber o Certificado de Extensão é preciso 75% de frequência, portanto, não se pode perder os três próximos painéis:

13/11 - Mídia e Pesquisa: incorporação e integração de novas ferramentas comunicacionais - o consumidor nos mercados de massa ou de nichos.
20/11 - Ética na Propaganda: Legislação, Auto-Regulamentação e "limitação criativa".
27/11 - Mídia e Poder: reflexões sobre Publicidade Governamental e Partidária.
Participe!